22.abril.2009

O mistério dos números

por Nhock

Você talvez nunca tenha se perguntado porque o número 1 é “um”, o 2 é “dois” e assim por diante, certo?

Por trás dos números existe uma lógica muito maior do que você pensa e sabe.

Apesar de ser classificado como “cultura inútil”, vale a pena entender.

48 comentários para “ O mistério dos números ”

diego

esclarecedor, bom trabalho

Paulo Roberto

Isso não é “cultura inútil”
Isso é “papo de bêbado em boteco”.
Forçou a barra no 8 que ficou parecendo uma ampulheta, no nove que ficou parecendo um “g”
O “0″, se seguisse a mesma linha gráfica dos demais números (não redondo) seria 4 angle.
Post completamente inútil.

Frttz

/\ concordo, disse tudo.

Royal

Ia comentar isso =p

Acho que isso serve pra enrolar o povo fingindo que sabe.. oaihdohasiod =p

raos

Quem falou que é inútil, não sabe da origem dos números. De certo todos eles surgiram bem bonitinhos e elaborados que nem a gente conhece hoje, né pessoal? Quem inventou os números foram os persas, ainda na escrita cuneiforme, logo, isso tudo faz sentido! o 8, no início, era sim que nem uma “ampulheta”.

só errou no “vale a pensa entender”
fora isso, ótimo tópico!

@raos

Mandou bem no comentário, cara.
Ia escrever isso agora aqui.

E já arrumei o “vale a pensa entender”.
Abraço.

Entortaram o 9 até o talo pra aparecerem 9 ângulos…

Mauro Moraes

“Entortaram o 9 até o talo”

ASIUEHASUIEHSAEUIas, RI DEMAIS!!!!!!

O cambada, fazendo uma analogia:

Imagina se usássemos o mesmo computador desde quando foi inventado?

flo nada pra qm descorda, foi mtu esclarecedor ao meu ver

Farofa

Somos matemáticos da UFSCar e o que o moço disse é verdade! Tem fundamentos científcos, tudo foi provado de acordo com o Teorema de Carlão!

bruno

Interessante, mas com certeza o autor deu uma ”forçada” no design dos números pra caberem tantos ângulos, e isso q aí só estão os menores de 180º, se fôssemos contar realmente TODOS os ângulos…

ronaldoS2bigmac

Bruno, ele só contou os ângulos internos. (eu acho :P )

ronaldoS2bigmac

Também observei que todos os ângulos do 9 parecem ser de 90º…

Daniel

Teorema de Carlão!!

AHUAHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHAUAHAUHAUAHUAHUAH

“no céu você guardou seu lugar…”

AHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUA

Todos os numeros tem pelo menos um angulo a mais do q o informado, para existir um angulo…um segundo angulo ja esta incluso, seja pra formar 90° , 180° ou 360°. assim o 1 tem 2 angulos…o 2 tem 4 e por ae vai.

não chega a ser inutil…até q eh interessante…so nao tem mta coerencia…mas tudo bem.

=P

“Somos matemáticos da UFSCar e o que o moço disse é verdade! Tem fundamentos científcos, tudo foi provado de acordo com o Teorema de Carlão!”

Eu acredito que são matemáticos sim, mas “Farofa” ? Podiam colocar um nome melhor :D

Na verdade o Sete (7) não tem o risco no meio, em nem um país se usa com o traço.
vlw
abraço

lucas

bem… qndo os numeros foram criados.. eles eram realmente assim.. ou vc axa q ele jah foram criados do jeito que escrevemos hj?
pense.. as coisas mudam DRASTICAMENTE com o tempo

Raphael

Eu curti!

Os caras esquecem que o pessoal escrevia com martelo e talhadeira…

TOTAL ALIEN

“interessante” ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…………………..

Putz, que dahora isso, eu sempre quis saber de onde eles vieram e agora tá aí a resposta.
Legal mesmo…e pau no bumbum de quem critica ae…quero ver mostrar outra teoria mais convincente.
vlw

o 2 é um 2 ou um Z?

paia d+ auheuaehuehuehaeuheauhea

DarkLey

Po, sério mesmo, todos os críticos daqui são tão tacanhos pra não levar em conta que as coisas mudam com o passar do tempo, pra melhor se adaptarem às necessidades do tempo presente?
Sério cara, se as coisas não mudassem, ainda teriamos a escrita fenícia como a escrita principal.
Sinto informa, descrentes, que não nasceu tudo assim perfeitinho como vocês vêem hoje em dia.

xxxxx

O povo burro, os numeros eram assim antes, agora não são mais
Alguns numeros de hoje demorariam para serem feitos e mesmo assim ficariam feios, pois eles escreviam em PEDRAS

Rui

ótimo post.
É isso ai mesmo. Isso foi inventado na Índia, e divulgado pelos árabes. São os tais dos algarismos Indo-arábicos.

Não é o caso de se escrever isso com o martelo e talhadeira. Já existia o papel na Índia bem antes dessa invenção, que acho que é dó século X, por ai.

Sinto pena de quem acha que a escrita foi inventada depois do computador e da Times New Roman. Esperava um pouco mais de imaginação dos jovens.

Eu sugiro uma pesquisa sobre a origem dos signos das letras… a mesma coisa que isso, mas com o A, B, C, etc. Eu sei que o A é uma cabeça de boi estilizada (pense no alfa). O D é um triangulo (delta), e assim por diante. As fontes evoluiram muito, tanto na forma manuscrita como na mecânica (e eletronica, agora).

Parabéns.

Rafa

Quem quiser saber mais sobre o ” Teorema de Carlão” procure pelo site do Pedra Leticia, ou então procure no Myspace, ou no Orkut.

As outras músicas tb são do baralho!!!

luciano

tudo arrumado para dar certo

Cara isso não é inutil, é show de bola, nunca imaginei isso. Gostei muito do post

Nhé

Comentários para o post “O mistério dos números”

1.

diego em 22/04/09 | 7:30 pm

esclarecedor, bom trabalho
2.

Paulo Roberto em 22/04/09 | 7:33 pm

Isso não é “cultura inútil”
Isso é “papo de bêbado em boteco”.
Forçou a barra no 8 que ficou parecendo uma ampulheta, no nove que ficou parecendo um “g”
O “0?, se seguisse a mesma linha gráfica dos demais números (não redondo) seria 4 angle.
Post completamente inútil.
3.

Frttz em 22/04/09 | 7:41 pm

/\ concordo, disse tudo.
4.

Royal em 22/04/09 | 7:44 pm

Ia comentar isso =p

Acho que isso serve pra enrolar o povo fingindo que sabe.. oaihdohasiod =p
5.

raos em 22/04/09 | 7:58 pm

Quem falou que é inútil, não sabe da origem dos números. De certo todos eles surgiram bem bonitinhos e elaborados que nem a gente conhece hoje, né pessoal? Quem inventou os números foram os persas, ainda na escrita cuneiforme, logo, isso tudo faz sentido! o 8, no início, era sim que nem uma “ampulheta”.

só errou no “vale a pensa entender”
fora isso, ótimo tópico!
6.

nhock em 22/04/09 | 8:02 pm

@raos

Mandou bem no comentário, cara.
Ia escrever isso agora aqui.

E já arrumei o “vale a pensa entender”.
Abraço.

————–

Aheuhaue

Um falou merda e o outro concordou. Parabéns, campeões.

Dizer que quem inventou os números foram os persas foi dose!

Alex

Só pq foi postado pelo Nhock essa informação ñ tem credibilidade?

Segundo a Winkipedia a grafia dos números 1,2,3 e 4 foi sim definida pelo número de anglulos das figuras, já para 5,6,7,8,9 e 0 a história é outra.

Confira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Algarismos_ar%C3%A1bicos

Evandrosoad

Os números nunca foram “redondinhos” iguais são hoje.

Naquela época era assim que se escrevia os números, com o passar do tempo foi ficando mais “fácil” pra escrever.

Gustavo Luz

Nada de inúltil não!
concordo com raos …

faço minhas palavras as dele…

Goncas

Bom, eu acho que o blog está cada vez a ficar mais interessante, muitos parabéns, mesmo. Saibam q os brasileiros têm fama de serem pouco inteligentes e pouco instruídos, e eu fico contente por poder vir a um blog brasileiro aprender. Muitos parabéns! Não digo q é indubitável que os algarismos tenham sido criados assim, mas como ainda não pesquisei, dou o benefício da dúvida e até acredito que assim tenha sido. Ignorantes são os que criticam antes de pensar um pouco (ou será que não conseguem?) Ignorantes são aqueles que dizem que é entediante vir a um blog e não ver só jogos e efeitos especiais, e barulho… Um conselho a esses seres vivos, parem um pouco para aprender, ou serão eternamente o tipo de pessoa que só vê programas de TV sensacionalistas e inúteis. Enterrados até ao pescoço no sofá. Malta, ignorem esses críticos sem fundamentos, e força. Adoro este tipo de posts. E acabo com uma frase que li algures há pouco tempo: “a qualidade de um blog vê-se plo tipo de leitores que tem” Um abraço lusitano.

Fábio

para mim o 7 e o 9 estão meio estranhos.
e o 0 tem infinitos angulos ^^

Victor

Segundo a wikipedia, essa teoria é compreensível, porém retardada:

“Despite evidence to the contrary, some folkloric explanations for the origin of modern arabic numerals persist. While these hypotheses continue to propagate due to their seemingly well-constructed arguments, they are based entirely on speculation by individuals who, while genuinely intrigued by the subject, were either ignorant of the relevant archeological facts, or simply lived in an era preceding much of their modern rediscovery.

One popular example of such myths claims that the original forms of these symbols indicated their value through the quantity of angles they contained.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Arabic_numerals#Common_misconceptions

E pra quem veio com o argumento de que antigamente as pessoas escreviam talhando nas pedras aí vaí uma dica: Os Flintstones não é uma boa referencia arqueológica.

Victor

e Nhock, cite fontes, mesmo q seja um powerpoint fulero.

http://www.scribd.com/doc/13244252/Number-Story

bruno

LucasViero em 23/04/09 | 12:18 am

Na verdade o Sete (7) não tem o risco no meio, em nem um país se usa com o traço.
vlw
abraço
______________________________________
Tem sim brother, a historia eh mais ou menos assim…

Qnd Deus foi mostrar os 10 mandamentos para a galerë. ele chego no testamento 7, que dizia, “Não cobissaráis a mulher do próximo.”
Ai no fundo tinha os cara que fico gritando ” CORTA O SETE CORTA O SETE!!”

Ai esta porque se usa um corte no sete.
fikdik.

Juliana

Adoreiii o post

Vinicius Ferrão

PQP, isso vai piora meu ensino em matematica, já reprovei xD

FerFer

não acredito que tem gente que quer discutir com isso ¬¬. só pq HOJE EM DIA, o 7 não tem traço e o 8 é redondo, voces pensam que sempre foram assim? tsc, idiotas ;D

Pingbacks & Trackbacks

Max Plini

Os números e seus ângulos http://tinyurl.com/ccsu6b

Ale

#GReader: O mistério dos números: Você talvez nunca tenha se perguntado porque o número 1 é “um”, o 2 é.. http://tinyurl.com/ckwwbo

Vitor Pamplona

De onde veio a forma de escrita dos números? http://haznos.org/2009/04/o-misterio-dos-numeros/

André Ceratti

http://tinyurl.com/ccsu6b INUTIL. Mas interessante

Moisa

Momento cultural – O porque dos simbolos dos números: http://tinyurl.com/d57wx2

Moisa

O Moisa também é cultura! O segredo por trás do símbolo números ;)http://tinyurl.com/d57wx2

Deixe um comentário!
Todo "first" será deletado!



Para ter sua foto nos comentários:

1. Vá até o site gravatar.com e clique em SIGN UP.
2. Coloque o e-mail que você utiliza nos comentários aqui.
3. Complete o cadastro e use o mesmo e-mail na hora de comentar.